Por que gays adoram divas pop

Não é novidade pra ninguém: muitos de nós, gays, gostamos das divas pop. Claro, existe uma diversidade incrível de gêneros que amamos, mas no geral, as divas são reconhecidas por terem uma base de fãs LGBTI+ maior.

As divas pop fazem tanto sucesso porque têm uma relação única com os homens, falam sobre ser independentes e suas apresentações ao vivo são obras de arte.

As divas pop são incrivelmente bem-sucedidas entre nós. Elas têm milhões de fãs obcecados por elas e passam horas assistindo seus vídeos no YouTube.

Por que tantos gays ressoam com as divas pop? Aqui está o porquê:

Tentamos buscar alguns fatores que levam a isso.


1) No geral, as letras das mulheres falam sobre seus relacionamentos com homens.

Em suas músicas, as divas pop falam sobre como é estar em um relacionamento com alguém, seja bom ou ruim. Isso torna mais fácil para que os gays se relacionarem com elas porque podem sentir o que estão falando através de sua música. E, claro, isso por si só já gera uma baita identificação.

Quando você ouve uma música como “Dance Like We’re Making Love”, de Mariah Carey, você sente que ela está cantando diretamente para você – e isso é porque ela está. Suas músicas são sobre seu relacionamento com os homens e como eles a fazem sentir.

Para nós, poder falar sobre nossos romances, seja com um homem proibido, um affair de verão ou a troca de olhares, nós nos sentimos contemplados. Ao contrário das músicas héteros cantadas por homens que, bem… óbvio que só falam sobre mulheres.


2) São raros os cantores homens que abraçam os fãs gays ou sequer reconhecem sua existência.

São raros os cantores homens que abraçam os fãs gays ou sequer reconhecem sua existência. Portanto, isso causa uma menor “sensação de base de fã” (ou fanbase) do que as divas pop que abertamente reconhecem e dizem nos amar. Isso faz nos sentir partes de algo.

Pop-ups refrescam as ideias sobre expressão comunitária, pertencimento, segurança e propriedade do espaço entre pessoas identificadas como queer que se sentem excluídas do bairro gay e seus bares.

Pop–Ups Queer: Uma Inovação Cultural na Vida Urbana

3) Muitas das músicas também cantam sobre seu poder, sobre ter independência, sobre se empoderar.

A maioria das divas pop cantam sobre como elas não precisam de ninguém além de si mesmas para sobreviver na vida – e isso dá a nós esperança de que um dia eles serão capazes de fazer a mesma coisa sem que ninguém os segure ou diga o que fazer o tempo todo.

Com base nos comentários dos leitores em dois blogs, argumenta que muitos homens gays dão sentido às divas por meio das afiliações das mulheres com homens gays e do engajamento no ativismo pelos direitos dos gays.

“O que ela realmente fez?!”: Homens gays, adoração de divas e a paratextualização do apoio aos direitos dos gays

Nós, gays que vivemos retraídos ou oprimidos, com certeza vamos nos sentir atraídos por esse tipo de discurso.


4) Além disso, as performances delas são bem mais criativas.

Finalmente, há algo tão especial em ver uma apresentação ao vivo de uma diva pop. Quando ela sobe no palco e começa a dançar, você sabe que vai ser uma experiência inesquecível. Você será transportado para outro mundo onde tudo é possível. As performances delas são bem mais criativas. Dançarinos, troca de fantasias e roupas, coreografias, fogos de artifícios, tudo que precisamos para ativar todos os nossos sentidos

Por meio de análises de performances em premiações, videoclipes e uma turnê de shows, Horn relaciona as estratégias de Gaga a “divas pop” anteriores, como Madonna, Cher e Annie Lennox, e ilustra como a intertextualidade e a narrativa transmídia são usadas para o efeito queer.

Levando o pop a sério: Lady Gaga como Camp

Depois de viver os primeiros setênios (fases de desenvolvimento humanas) nos sentindo retraídos, ver essas performances artísticas, com clipes bem elaborados, cheios de cores e danças nos permite extravasar um pouco de nossa criatividade reprimida.



E pra você? Por que as divas atraem tanto a nossa atenção?

Você sabe o que é ótimo sobre divas pop? Eles são nossos melhores amigos.

As músicas das divas pop são sobre seu relacionamento com os homens, e nós as amamos por isso. Na verdade, mal podemos esperar para ouvir o que eles têm a dizer sobre o último cara que partiu seu coração, ou aquele que finalmente recebeu a mensagem de volta – e nós faríamos qualquer coisa por eles. É por isso que estamos sempre na primeira fila quando eles aparecem em um show; queremos apoiá-los tanto quanto possível.

Nem todo mundo cresceu ouvindo divas pop e passou por essa “aculturação”, mas não tem como negar que é realidade para muitos gays.

E pra você? Por que você gosta de divas pop? Qual sua leitura sobre o tema?

Similar Posts