O que é urologia e por que ela é importante para a saúde do homem?
Você sabe o que faz um Urologista e quando procurar um?
A urologia é a especialidade médica que cuida das doenças clínicas e cirúrgicas de todo trato urinário feminino e masculino, assoalho pélvico e genitália masculina. Ou seja, é o médico especialista em rins, ureteres, bexiga, uretra, pênis, próstata, testículos e músculos da bacia. Além disso, o urologista também é o responsável por tratar de queixas relacionadas à sexualidade e fertilidade.
É fato que existem milhares de tabus relacionados à consulta urológica. A vergonha é uma queixa muito comum de pessoas que precisam de ajuda e isso acaba atrasando diagnósticos. Isso resulta em perda de qualidade de vida de muitas pessoas que poderiam estar sendo ajudadas por um urologista.
Assim como a mulher tem o hábito de passar em consulta com ginecologia desde a primeira menstruação, o homem também deveria passar em consulta com urologista desde o início da puberdade para tratar sobre questões muito importantes relacionadas à sexualidade, início da vida sexual, mudanças no corpo e na mente do homem. Independente da idade, é muito importante fazer visitas regulares ao urologista afim de prevenir problemas futuros. É muito melhor se prevenir, não é?
A população LGBTQIAP+ se apresenta com fragilidades específicas em relação à saúde. É mega compreensível que, em especial os homens gays, sintam-se constrangidos quando precisam de ajuda. Principalmente pelo fato de não nos sentirmos confortáveis e/ou representados por aqueles que nos atendem. Mas isso não deve nos impedir de buscar ajuda!
Minha dica é: procure um profissional de confiança o qual te deixe confortável sobre tudo que estiver acontecendo. Quem sabe não seja legal ser atendido por alguém que é LGBTQIAP+ e que entende sobre suas queixas específicas e sobre o que está passando contigo? Valorizar empreendimentos e profissionais Queer também é superimportante!
São motivos para buscar um urologista também: feridas ou verrugas no pênis ou bolsa escrotal, corrimentos pelo canal da urina, dor nos testículos ou no pênis, dificuldades para se manter relações sexuais, curvaturas acentuadas do pênis, dificuldade para urinar ou para segurar a urina, sangue na urina ou no sêmen, pedras nos rins e na urina, dentre muitas outras.
Independente da sua queixa ou da existência de uma queixa ou não, não deixe de se cuidar e de ter uma vida saudável. É bem bom cuidar da gente!