Como funciona uma sauna gay e o que acontece aqui dentro
Vamos agora falar um pouco sobre como funciona uma sauna gay e o que acontece aqui dentro, logo depois de abordar o que é uma sauna e seus benefícios. Vamos aqui falar de sauna como estabelecimento e não uma sala a vapor individual.
Saunas são estabelecimentos conhecidos pela cultura gay e cheio de mistério, para não dizer preconceito mesmo dentro da própria comunidade. Uma vez que antigamente eram lugares mais isolados, onde pessoas que não podiam sair do armário se reuniam, portanto em locações mais escuras, em localizações não tão privilegiadas de uma cidade.
Hoje em dia, as saunas são negócios e centros de entretenimento para toda a comunidade de todas as idades. Tem saunas com shows, música, bares, e todo tipo de serviço. Vamos entender melhor o que você pode esperar, como funciona uma sauna gay e o que acontece aqui dentro da Domo, especificamente.
Como funciona uma sauna gay?
Via de regra, a sauna tem espaços mais escuros pra galera… hm, se conhecer, vamos dizer assim. Tem também piscina, hidromassagem, corredores nos quais você pode perambular até encontrar alguém que te interesse. Muito parecido com uma balada, de verdade, mas com menos música, bem menos gente bêbada e menos ainda roupa.
Tem saunas, como a Domo, que possuem quartos privativos para você levar a sua companhia (ou companhias) e ficarem mais à vontade. Mas também é completamente normal que as pessoas estejam se exibindo e se conhecendo ali, na frente de todo mundo.
Importante ressaltar que existe um preconceito fundado em estereótipos ultrapassados, que veem as saunas como ambientes escuros, perigosos, nos quais pessoas vão te atacar. Isso não é verdade. Veja pelas fotos da Domo. É um ambiente super iluminado na maior parte das vezes, com uma galera animada, que conversa. Tem, sim, uns cantinhos mais escurinhos.
Esse preconceito vem porque as saunas eram lugares de refúgio para gays dentro do armário ainda que se encontravam. Então, não eram exatamente lugares luxuosos – uma ressalva aqui: não fizemos uma pesquisa histórica acerca do passado das saunas, estamos falando com base em vivência própria em saunas antigas de cidades grandes e anedotas de conhecidos.
Já hoje, saunas são negócios mesmo, empresas formadas e devidamente registradas, tudo certinho. Existe até como categoria na Vigilância Sanitária e temos que respeitar regras específicas. Portanto, uma sauna de qualidade vai ter que cumprir diversos parâmetros para garantir a segurança, física e de saúde, dos seus clientes. Achou que era bagunça? Bem, até tem uma baguncinha, mas é uma baguncinha gostosa.
Como funciona a Domo?
A Domo é um clube de experiência, que junta bar com sauna para o público masculino e gay. Contudo, aceitamos todos os públicos. Aqui, você pode se expressar, curtir, conhecer gente nova. Isso é importante para entender o que é uma sauna: é um ambiente com discrição e seguro. Nós funcionamos de segunda a domingo, das 15h às 23h. A entrada é R$45 para o dia todo, você pode entrar às 15h e sair somente no final – se aguentar também né, porque haja fôlego, gata!
A Domo funciona assim: você entra (a entrada é super discreta), pega sua toalha e chave e já passa pro vestiário para trocar de roupa. Cada pessoa carrega uma chave com o número do armário. Essa chave também funciona como sua comanda, para você pedir coisas no bar. Na recepção, você pode pedir por um roupão também, caso queira ficar mais confortável.
No vestiário, você deixa seus pertences no armário, se troca, veste sua toalha e chinelos e passa para o bar, que é onde começa a diversão. Do bar, você pode ir para a ala vermelha, com corredores e quartos privativos, ou para a ala azul, com as salas de sauna e hidromassagem.
A gente preza muito pelo conforto, respeito e diversão. A nossa equipe está completamente à disposição de nossos clientes e fazemos nosso melhor para que a Domo seja uma experiência incrível pra você.
No final, só pagar. Aceitamos dinheiro, cartão, pix, picpay… menos cheque! hahaha
Dúvidas mais frequentes sobre a sauna e sobre a Domo:
Vamos colocar agora algumas perguntas que as pessoas nos fazem com frequência sobre o que é uma sauna e também para nós. Vamos basear nossas respostas em nossas experiências… antropológicas por aí. A gente visita muitos espaços, mas tudo em nome da pesquisa. Juro.
Qual é o público da sauna?
Olha, varia muito pra ser sincero. A faixa etária mais frequente é dos 20 aos 35 anos, mas varia muito. Não tem um dia que um público X vá mais ou um horário. Claro, importante frisar que não aceitamos menores na casa e, já que estamos no tópico, serviços de garoto de programa também não são permitidos.
Quando abordamos o assunto o que é uma sauna, é importante falar que cada tende a ter seu público – em algumas, vai mais pessoas de idade, outras são pessoas mais da região (quando é uma sauna de bairro) e por aí vai. Lá fora, tem saunas que só apelam pro público padrão mesmo. Na Domo não, vai realmente de tudo. Inclusive, em nossas redes sociais (segue a gente lá), já promovemos imagens de garotos trans, mais idade, gordos, bem variado. A gente ama a diversidade em nossa casa.
Tem massagem ou outros serviços?
Muitas saunas oferecem, sim, alguns serviços extras. Na Domo, a gente preferiu não cobrar nada extra, somente os itens do bar, claro. Os quartos privativos na Domo também já estão inclusos no valor da entrada.
Qual o melhor horário para visitar uma sauna?
Essa é uma dúvida super comum. Os dias mais movimentados serão sempre finais de semana (de sexta a domingo). Sempre é bom dizer que são públicos diferentes: quem vem durante a semana tende a não vir no final de semana e vice-versa, porque são pessoas que buscam coisas diferentes. Contudo, como mencionamos na resposta sobre público acima, não existe um público, em termos demográficos, mais comum nos horários.
Durante a semana, o negócio esquenta no happy hour (entre 17 e 18h). Aos finais de semana, começa bem cedo. Logo às 16hs, já tá com um ótimo movimento. Em todos os dias, o pessoal fica até o final.
É preciso transar na sauna?
NÃO. Tem gente que vai só pra ficar no bar (sério!), tem gente que vai só pra ficar olhando, pra ir na hidro, etc. Tem casal que vai pra curtir. O importante, refrisando aqui, é você se sentir confortável. Não é não e qualquer pessoa que seja mala contigo deve ser imediatamente avisada à recepção. Embora a gente nunca tenha tido problemas desse tipo, gostamos de enfatizar. Você não precisa fazer nada que não queira e faz só o que quiser.
Mas se você quiser, a sauna é um lugar mais livre e seguro pra curtir.
Como é uma sauna gay?
Tem muito preconceito ainda sobre o que é uma sauna e por que as pessoas vão, a gente entende. Não estamos aqui para levantar a bandeira de que todo mundo é obrigado a frequentar uma, de modo algum.
Contudo, quando criamos a Domo, o objetivo é de ser um lugar para você se expressar, viver seus desejos e fazer novas descobertas. Tudo num ambiente seguro, discreto e de respeito.
Venha conhecer a Domo ou uma sauna na sua cidade como um experimento social e você vai abrir sua cabeça. Nós estamos em Curitiba, no Alto da XV, mas existem saunas em todas as capitais e cidades um pouco maiores. Pesquise se na sua tem e vá experimentar algo novo.
Lembre-se que ir a uma sauna não envolve um compromisso específico de curtição – você pode ir, como muitos fazem, só para olhar e se ambientar. Se você está num relacionamento, é uma ótima desculpa para variar um pouquinho a rotina do casal.
Curtir aventuras novas é uma das grandes vantagens de ser gay, por vivermos com menos amarras em termos de experiências do que a comunidade hétero. Conheça mais da Domo aqui.
Ficou com alguma dúvida? Comente aqui que respondemos! Ou mande uma mensagem privada no Instagram.